Para servir a cerveja corretamente há que se levar em consideração dois fatores: o tipo da cerveja e o tipo do copo a ser utilizado.
Para a maioria das cervejas do tipo Lager, as quais requerem um “colarinho” considerável a fim de que o oxigênio não “oxide” rapidamente o líquido dentro do copo, o ideal é deitá-lo a cerca de 45 graus em relação à mesa, derramando a bebida aos poucos até a metade. Após, endireitar o copo e derramar o restante da cerveja, cuidando para que se produza cerca de dois dedos de espuma.
No caso das cervejas dos subtipos Hefeweizen ou Dunkelweizen, prefira servi-las nos copos grandes e longos típicos das cervejas de trigo. Nesse caso, antes de terminar o líquido na garrafa, agite-a levemente para que os fermentos decantados do fundo se desprendam. Em seguida, derrame esse creme no copo, criando o “colarinho”.
As cervejas do tipo Belgian Ale possuem copos próprios para cada uma delas. Caso não os tenha, prefira servi-las em uma taça de boca larga, a fim de que o aroma se desprenda mais facilmente ao degustá-la. Derrame a cerveja de uma vez só no centro da taça, sem se preocupar em agitar a garrafa, seguindo a orientação inicial de metade a 45 graus e outra metade com o copo de pé.
Tais indicações são dadas aqui em linhas gerais. Em muitos rótulos de cerveja – sobretudo as estrangeiras – você encontrará o copo indicado e a forma que você deverá servi-la.
Outras dicas:
- Lave muito bem o copo antes de servir a breja. Restos de saponáceos ou gordura restante no copo podem “matar” a espuma e liquidar o seu prazer de beber. Bolhas muito grandes e não duradouras na espuma e bolhas que se prendem ao longo do copo, na parte do líquido, são sinais de copo mal lavado.
- Prefira servir a cerveja com o copo levemente molhado, o que favorece a criação da espuma.
- Se alguém lhe oferecer, para fazer "firula", um copo gelado, recuse. O contato da cerveja com a temperatura do copo produz condensação que irá diluir a bebida a ponto de alterar-lhe o sabor e a temperatura correta na qual deveria ser servida.
- Recuse a cerveja (mesmo as Pilsen!) quando a temperatura estiver abaixo de 2ºC, o que amortecerá as suas papilas gustativas e você não sentirá o gosto da breja.
- LEMBRE-SE: Cerveja “estupidamente gelada” é apenas para quem não conhece de cerveja, para aqueles que querem apenas um líquido refrescante ou então para disfarçar o gosto de uma cerveja ruim.
Passo-a- Passo
1.Com a cerveja na temperatura correta para o consumo, selecione um copo de cerveja limpo, que esteja livre de gordura e sujeira, e que seja apropriado para o estilo de cerveja a ser vertida.
2. Incline o copo de cerveja num ângulo de 45 graus .
3. Colocar a garrafa de cerveja de alguns centímetros acima do ponto médio do lado inclinado do vidro, mas sem tocar no mesmo.
4. Comece despejando em um fluxo constante, deixando a cerveja fluir suavemente pela borda do vidro, até a metade do volume do copo.
5. Afaste a garrafa do copo e vá nivelando a base do copo até formar 90 garus, e deixe o líquido jorrar bem no meio do copo para provocar a formação da espuma.
6. Aguarde alguns segundos para a espuma se formar no topo do copo antes de beber. o colarinho deve ter entre 3 a 4 centímetros, ou dois dedos.
Para a maioria das cervejas do tipo Ale, deve-se seguir o mesmo procedimento, com apenas uma diferença: procurar fazer com que a cerveja escorra diretamente pelas as paredes internas do copo até dois terços dele, evitando jorrá-lo, o que produziria espuma demais. Aqui o colarinho deve ter no máximo 2 centímetros ou 1 dedo.
No caso das cervejas de trigo, deixaremos o líquido escorrer gentilmente pelas paredes do copo, sem produzir espuma, até três quartos de altura do copo, e em seguida agita-se a garrafa para que o líquido colete os últimos resíduos de levedo ainda presentes, e por fim, essa mistura deve ser acrescida ao copo formando o seu colarinho.
Um caso interessante é o das cervejas do estilo stout. Por formarem muita espuma elas exigem um pouco de paciência. Primeiro deve-se encher o copo devagar a té a metade, o que já produz bastante espuma, então deve-se dar uma pausa para que a bebida assente e a espuma reduza e se acomode, e alguns minutos depois, completa-se o copo.
0 comentários:
Postar um comentário